Testando servidor e estação no Virtual-Box

ScreenVBOlá amigos, estou fazendo testes utilizando Oracle VM VirtualBox com servidor Linux e resolvi postar a configuração que estou utilizando nos meus testes e esta funcionando direitinho. Antes de começar, vou explicar como estou testando o servidor: Tenho um note com Windows7 instalado, com minha placa de rede conectado no roteador com ip na classe 192.168.0.X net funcionando direitinho; Instalei o VirtualBox da Oracle e criei 02 (duas) máquinas virtuais, uma com Ubuntu (que vai ser meu servidor virtual) e outra com Windows XP (estação da rede virtual); Configurando maquina virtual UBUNTU

  1. Na configuração da maquina virtual Ubuntu, acesse configurações –> Rede;
  2. Habilite o Adaptador de rede 1 como “Conectado a NAT” (pois ele vai pegar atraves de DHCP o sinal da internet que esta conectado no seu computador)
  3. Habilite o Adaptador de rede 2 como “Placa de rede exclusiva de Hospedeiro HOST-ONLY (pois através desta placa será emulado a rede local e internet do seu server ubuntu)

Exemplo: Adaptador 1 vai ser eth0 utilizado para receber a conexão da internet; Adaptador 2 vai ser o eth1 utilizado para compartilhar conexão da internet, arquivos ou impressoras do seu servidor; No terminal do ubuntu utilize o comando dhclient eth0 assim será detectado o ip do seu computador para que o ubuntu detecte a internet; agora determine o ip para sua placa de rede eth1 (diferente do ip utilizado pelo seu computador)
Exemplo:
ifconfig eth1 192.168.10.1 netmask 255.255.255.0 Para compartilhar a conexão para teste, abaixo esta um compartilhamento básico:

modprobe iptable_nat iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

 

Configurando maquina virtual WindowsXP

  1. Na configuração da maquina virtual WindowsXP, acesse configurações –> Rede;
  2. Habilite o Adaptador de rede 1 como “Placa de rede exclusiva de Hospedeiro HOST-ONLY”

Lembre-se de configurar o ip da sua maquina virtual windows com o ip da eth1 do seu servidor linux: exemplo:

IP 192.168.10.2 Mascara 255.255.255.0 Gateway 192.168.10.1 (ip do server linux) Dns: 200.204.0.10 / 200.204.0.138

Espero ter ajudado, comente o post !! rs

Publicado por

Daniel Morais

Comecei na área de TI há um bom tempo (1991) com aqueles cursos de MS-DOS 6.22, WordStar, Lotus123, Dbase III Plus, etc. Adorei programar em Dbase III Plus utilizando Dbf; achei fantástico quando aprendi a programar em Clipper Summer 87 e posteriormente Clipper 5.x, que era muito estável em rede utilizando Novell NetWare. Desde então sou um fanático por TI. Hoje desenvolvo aplicações para Windows, Android, OS X e Linux utilizando Lazarus (free Pascal) . Blogueiro (www.infocotidiano.com.br, www.aprendalazarus.com.br, www.startdb.info). Além dos meus Blogs tenho um canal no YouTube o www.youtube.com.br/infocotidiano onde tenho mais de 1 Milhão de visualizações com vídeos de dicas diversificadas que vão desde solucionar um erro de impressão, curso sobre banco de dados, até criar software multi-plataforma utilizando o Lazarus.

6 comentários em “Testando servidor e estação no Virtual-Box”

  1. Amigo, tenho meu notebook com Windows 7, e nele uma VM com Fedora 13. Minhas configurações estão assim:
    Na vm, o adaptador 1 está o IP 10.1.1.104, e o gateway é o roteador Wireless, pelo qual vem minha net, mas não consegui fazer funcionar com a opção NAT, e sim como bridge, a net na VM tá ok.
    O adaptador 2 está como rede exclusiva do hospedeiro, com ip 192.168.0.1 e no Windows 7 o adaptador está 192.168.0.2 com gateway 192.168.0.1. O windows 7 pinga o Fedira pelo 192.168.0.1, mas o Fedora não pinga o Windows 7. Não sei o que está errado, agora quero colocar pra rodar, iptables, squid, IDS, IPS, etc, aí então verificar se as coisas funcionam normalmente.
    Vlw

  2. Amigo, bom dia.

    Será que baseado nesta configuração, é possível configurar clientes externos à este host?

    por exemplo, um outro micro conectado na rede?

  3. Amigo, bom dia.

    Será que esta configuração funciona para clientes não emulados?

    Micros que estão conectados ao roteador com a mesma faixa .10.X?

  4. Ola Rodrigo.
    Funciona sim, pois no meu note tenho Windows7 64 e um programa q so funciona com o windows XP. Entao tenho uma VM com XP, ligado na minha rede local (mesma faixa do router) e até as impressoras da rede funciona na VM

  5. Estou apanhando pra configurar um servidor na nuvem na Dreamhost, então decidí usar o Virtual Box para instalar o Ubuntu 12.04.5 server (que requer menos RAM) para instalar todas as configurações que eu quero de um LEMP (Linux, NGINX, MySQL e PHP) sendo que desejo instalar as versões 5.6, 7 e 7.1 do PHP; Memchached e o Varnish. Depois de configurar tudo, vou baixar o backup dos sites que tenho na web feitos com o Drupal 7 e preciso testar pra ver se as páginas web abrem normalmente com toda aceleração funcionando. Daí, vou fazer um backup desse servidor e mandar pra nuvem. Gostaria de saber como vou testar abrindo as páginas do site instaladas nesse servidor web do Virtual Box e encontrei essa página… será que achei o que procurava?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *