Erro na inicialização da placa de rede (MAC)

erro Esta semana me deparei com um erro de inicialização do PC de um cliente, erro com o MAC da placa de rede (on-board AsRock)

MAC address invalid are invalid in both CMOS and Flash
Press F1 to continue

Consegui resolver este problema da seguinte forma:

  1. Você precisa de uma pendrive com boot do windows 98. (encontrei em um excelente tutorial para isso no seguinte link: http://www.todoespacoonline.com/boot-via-pendrive-pendrive-bootavel___101
  2. Depois de ter feito a pendrive com o boot do Win98 (seguindo o passo 1), baixe o programa da AsRock que permite a correção ou edição do MAC (físico) da placa da rede on-board, clique aqui. Descompacte o arquivo na pendrive.
  3. Reinicie o pc com a pendrive conectada no pc, e é claro, com o boot iniciando pela mesma pendrive.
  4. Quando iniciar, execute o seguinte comando: mac c [mac ID] e tecle <enter>
    Exemplo: c:mac c 123F456H345 <enter> (claro que este MAC é um exemplo!)
    Geralmente o MAC original tem em uma etiqueta na própria placa mãe.

  Pronto !

Publicado por

Daniel Morais

Comecei na área de TI há um bom tempo (1991) com aqueles cursos de MS-DOS 6.22, WordStar, Lotus123, Dbase III Plus, etc. Adorei programar em Dbase III Plus utilizando Dbf; achei fantástico quando aprendi a programar em Clipper Summer 87 e posteriormente Clipper 5.x, que era muito estável em rede utilizando Novell NetWare. Desde então sou um fanático por TI. Hoje desenvolvo aplicações para Windows, Android, OS X e Linux utilizando Lazarus (free Pascal) . Blogueiro (www.infocotidiano.com.br, www.aprendalazarus.com.br, www.startdb.info). Além dos meus Blogs tenho um canal no YouTube o www.youtube.com.br/infocotidiano onde tenho mais de 1 Milhão de visualizações com vídeos de dicas diversificadas que vão desde solucionar um erro de impressão, curso sobre banco de dados, até criar software multi-plataforma utilizando o Lazarus.

5 comentários em “Erro na inicialização da placa de rede (MAC)”

  1. Muito obrigado me ajudou muito, parabéns pelo conhecimento

  2. e preciso instalar o windows 98 ou e so vc conectar o pendrive e dar o comando?

  3. Um dos tutoriais mais simples e eficaz que já acessei, para quem tem um bom entendimento. Muitos enchem linguiça com um baita post e não ajuda nem incrementa nada, sem contar que não resolve o problema. Este foi segue o que foi dito e pronto!
    Parabéns. Resolveu meu problema de imediato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *