Resetando configurações das portas seriais (COM)

Muitas vezes você precisa alterar uma determinada porta COM, e o Windows exibe a mensagem que a porta está em uso.
As vezes a porta não esta em uso, então precisamos fazer o Reset das portas COM no registro do Windows.

Se puder me ajudar, inscreva-se no meu canal. Isso me ajuda muito !

Siga os passos abaixo:

  • Clique no botão iniciar, executar e digite RegEdit
  • Dentro RegEdit navegue até encontrar a chave: HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetControlCOM Name Arbiter (Para localizar a chave, clique em HKEY_LOCAL_MACHINE, SYSTEM, CurrentControlSet , Control, COM Name Arbiter)
  • Clique duas vezes em ComDB e delete todo o conteúdo que estiver dentro do campo “Value Data” (Valores dos Dados, chave de dados)
  • Feche o RegEdit e Reinicie o Windows !
OBS. Em algumas placa mãe, não vem com a porta COM no painel trazeiro, mas verifique na BIOS se existe a configuração da porta COM. 
Digo isso pois se você conectar um placa Serial Off-Board e for mudar a COMx para COM1 e se a COM1 estiver habilitada na BIOS, não vai ser permitido.
Você só vai conseguir mudar quando desabilitar a COM da BIOS da placa mãe.

Publicado por

Daniel Morais

Comecei na área de TI há um bom tempo (1991) com aqueles cursos de MS-DOS 6.22, WordStar, Lotus123, Dbase III Plus, etc. Adorei programar em Dbase III Plus utilizando Dbf; achei fantástico quando aprendi a programar em Clipper Summer 87 e posteriormente Clipper 5.x, que era muito estável em rede utilizando Novell NetWare. Desde então sou um fanático por TI. Hoje desenvolvo aplicações para Windows, Android, OS X e Linux utilizando Lazarus (free Pascal) . Blogueiro (www.infocotidiano.com.br, www.aprendalazarus.com.br, www.startdb.info). Além dos meus Blogs tenho um canal no YouTube o www.youtube.com.br/infocotidiano onde tenho mais de 1 Milhão de visualizações com vídeos de dicas diversificadas que vão desde solucionar um erro de impressão, curso sobre banco de dados, até criar software multi-plataforma utilizando o Lazarus.

Um comentário em “Resetando configurações das portas seriais (COM)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *