Particionando HD com ferramenta nativa do Windows

Muitas pessoas não sabem que existe uma ferramenta do próprio Windows que gerencia discos e partições.
Desde a versão do Windows 7, esta ferramenta está presente para facilitar nossas vidas.

Para encontra-la, vá em Painel de Controle, Ferramentas Administrativas, Gerenciador do Computador e Gerenciador de Disco.

Antes de mais nada, faça um backup dos seus dados, pois se acontecer algum erro durante o particionamento você pode perder tudo que esta armazenado no seu HD.

Se você utiliza o por um bom tempo, antes de particionar execute algum programa para desfragmentação do disco, assim evita erros.

Para particionar, basta selecionar o disco (unidade) clique com o botão direito e selecione a opção desejada. 

No nosso exemplo vamos particionar, ou seja, DIMINUIR VOLUME, digite o espaço a diminuir, vou diminuir 25Gb do espaço total. 
Depois disso, clique na nova partição com o botão direito, selecione novo volume simples, e dê o nome para a unidade. Pronto !

Para facilitar, fiz uma vídeo-aula para vocês:

Publicado por

Daniel Morais

Comecei na área de TI há um bom tempo (1991) com aqueles cursos de MS-DOS 6.22, WordStar, Lotus123, Dbase III Plus, etc. Adorei programar em Dbase III Plus utilizando Dbf; achei fantástico quando aprendi a programar em Clipper Summer 87 e posteriormente Clipper 5.x, que era muito estável em rede utilizando Novell NetWare. Desde então sou um fanático por TI. Hoje desenvolvo aplicações para Windows, Android, OS X e Linux utilizando Lazarus (free Pascal) . Blogueiro (www.infocotidiano.com.br, www.aprendalazarus.com.br, www.startdb.info). Além dos meus Blogs tenho um canal no YouTube o www.youtube.com.br/infocotidiano onde tenho mais de 1 Milhão de visualizações com vídeos de dicas diversificadas que vão desde solucionar um erro de impressão, curso sobre banco de dados, até criar software multi-plataforma utilizando o Lazarus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *