Curso de Programação: 08 pt 07 / 3 Trigger para atualizar saldo do estoque

Lazarus é um ambiente de desenvolvimento integrado desenvolvido para o compilador Free Pascal.

O software é compatível com o Delphi e, ao mesmo tempo, suporta diversas
arquiteturas e sistemas operacionais como Windows, Linux e MAC OS X.

Nesta vídeo aula vamos aprender a criar um gatilho (trigger) para atualizar o estoque de produtos automaticamente quando fizermos uma inclusão ou exclusão de item na tabela filho/detalhe do item do estoque.

Publicado por

Daniel Morais

Comecei na área de TI há um bom tempo (1991) com aqueles cursos de MS-DOS 6.22, WordStar, Lotus123, Dbase III Plus, etc. Adorei programar em Dbase III Plus utilizando Dbf; achei fantástico quando aprendi a programar em Clipper Summer 87 e posteriormente Clipper 5.x, que era muito estável em rede utilizando Novell NetWare. Desde então sou um fanático por TI. Hoje desenvolvo aplicações para Windows, Android, OS X e Linux utilizando Lazarus (free Pascal) . Blogueiro (www.infocotidiano.com.br, www.aprendalazarus.com.br, www.startdb.info). Além dos meus Blogs tenho um canal no YouTube o www.youtube.com.br/infocotidiano onde tenho mais de 1 Milhão de visualizações com vídeos de dicas diversificadas que vão desde solucionar um erro de impressão, curso sobre banco de dados, até criar software multi-plataforma utilizando o Lazarus.

2 comentários em “Curso de Programação: 08 pt 07 / 3 Trigger para atualizar saldo do estoque”

  1. Prezado Andre inicialmente parabéns pelas video-aula de Delphi, as quais tem sido muito instrutivas. Em segundo lugar gostaria de te perguntar, pois estou tendo problemas ao usar um campo serial no Postgres para código. Segui o seu modelo de clientes, com a única diferença que gerei as minhas tabelas do Postgres usando o Pgadmin II. Ao implementar o arquivo consigo acessar a tabela clientes, olhar os registros, mas quando faço a inclusão (coloco os campos) aperto em incluir e o registro não é incluído. Aparentemente o gatilho que é gerado automaticamente no Pgadmin II não está funcionando. Terias alguma dica de como solucionar isto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *