Recalibrar bateria Notebook

Recalibrar a bateria significa simplesmente recarregá-la em sua capacidade máxima e redefinir o medidor para que exiba o nível de carga com precisão. Você pode notar que o nível da bateria na bandeja do sistema do Windows não exibe o nível de carga corretamente ao receber o notebook ou se você não o tiver usado por um período longo. Se o medidor da bateria se tornar impreciso, você deve recalibrar a bateria.

Calibrar a bateria enquanto o computador está em uso

Recalibrar a bateria requer um ciclo de carga e descarga completo. Se o computador estiver sendo usado durante este ciclo de calibração, as propriedades do gerenciamento de energia devem ser desativadas para permitir que a bateria seja totalmente descarregada. Para recalibrar a bateria enquanto estiver usando o computador, siga as etapas abaixo:

1. Conecte o adaptador de alimentação e deixe o notebook carregar a bateria até que ela esteja com 99% a 100% de sua capacidade.
Para verificar a porcentagem de carga da bateria, com o notebook funcionando normalmente, clique com o botão direito no ícone alimentação , na bandeja do sistema e selecione Abrir o medidor de energia . O Status da alimentação será exibido.
2. Quando a bateria tiver carregado de 99 a 100%, remova o cabo do adaptador de alimentação AC do notebook.
3. Clique em Iniciar , Painel de controle e em Exibição por categoria .
4. Clique em Opções de energia , Desempenho e manutenção e em Opções de energia .
5. Na guia Esquemas de energia , observe e anote as configurações padrão. Você terá de restaurar esses valores posteriormente.
6. Selecione o valor Sempre ligado em esquemas de energia. Depois, selecione o valor Nunca para todos os itens na coluna Usando baterias .
A configuração Sempre ligado impede que o notebook entre no modo Em espera e possibilita que a bateria acabe mais rapidamente.
7. Clique em Aplicar para aceitar os valores e forçar a bateria a se descarregar normalmente. O notebook estará em funcionamento constante durante o período de teste.
8. Deixe a bateria se descarregar completamente até que o notebook se desligue.
Após isso, a bateria estará calibrada e a indicação do nível de bateria no medidor de energia será precisa.
9. Conecte o adaptador AC e reinicie o notebook.
10. Volte à caixa de diálogo Propriedades de opções de energia (Etapa 5) e insira novamente as configurações de economia de energia desejadas.

(dica retirada do site da HP)

Publicado por

Daniel Morais

Comecei na área de TI há um bom tempo (1991) com aqueles cursos de MS-DOS 6.22, WordStar, Lotus123, Dbase III Plus, etc. Adorei programar em Dbase III Plus utilizando Dbf; achei fantástico quando aprendi a programar em Clipper Summer 87 e posteriormente Clipper 5.x, que era muito estável em rede utilizando Novell NetWare. Desde então sou um fanático por TI. Hoje desenvolvo aplicações para Windows, Android, OS X e Linux utilizando Lazarus (free Pascal) . Blogueiro (www.infocotidiano.com.br, www.aprendalazarus.com.br, www.startdb.info). Além dos meus Blogs tenho um canal no YouTube o www.youtube.com.br/infocotidiano onde tenho mais de 1 Milhão de visualizações com vídeos de dicas diversificadas que vão desde solucionar um erro de impressão, curso sobre banco de dados, até criar software multi-plataforma utilizando o Lazarus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *