Gerencie Memória virtual

Computadores domésticos com mais de 512Mb normalmente não precisam usar a memória virtual, que acaba ocasionando perda de desempenho.
Para desativá-la, vá em Painel de Controle > Sistema > Avançado > Desempenho > Avançado > Memória Virtual > Alterar.
Selecione “sem arquivo de troca”, clique em Definir e OK.
Caso precise usar a memória virtual, calcule-a com base em 1,5x a quantidade de memória RAM disponível (por exemplo, se você tem 128Mb de RAM, seu arquivo de troca será de 192Mb), e defina-o como tamanho inicial e máximo simultaneamente.
Isto fará com que o tamanho do arquivo de troca seja fixo, prevenindo perda de desempenho e fragmentação do mesmo.
Se perceber travamentos ou perda de desempenho, deixe que o Windows gerencie a Memória Virtual para você; às vezes é a melhor opção.

Publicado por

Daniel Morais

Comecei na área de TI há um bom tempo (1991) com aqueles cursos de MS-DOS 6.22, WordStar, Lotus123, Dbase III Plus, etc. Adorei programar em Dbase III Plus utilizando Dbf; achei fantástico quando aprendi a programar em Clipper Summer 87 e posteriormente Clipper 5.x, que era muito estável em rede utilizando Novell NetWare. Desde então sou um fanático por TI. Hoje desenvolvo aplicações para Windows, Android, OS X e Linux utilizando Lazarus (free Pascal) . Blogueiro (www.infocotidiano.com.br, www.aprendalazarus.com.br, www.startdb.info). Além dos meus Blogs tenho um canal no YouTube o www.youtube.com.br/infocotidiano onde tenho mais de 1 Milhão de visualizações com vídeos de dicas diversificadas que vão desde solucionar um erro de impressão, curso sobre banco de dados, até criar software multi-plataforma utilizando o Lazarus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *