Compartilhando pastas e arquivos no Ubuntu

Para compartilhar pastas usando a aplicação Pastas compartilhadas:

   1. Pressione Aplicativos ▸ Acessórios ▸ Terminal para abrir o Terminal.
   2. Escreva shares-admin e pressione Enter para abrir Pastas Compartilhadas.
   3. Pressione o botão Desbloquear e digite sua senha no campo Senha para (usuário):     
   4. Pressione o botão Autenticar.    
   5. Você pode receber uma mensagem que diz  Serviços de compartilhamento não estão instalados. Se isso acontecer, tenha a certeza de que as duas caixas na mensagem estão assinaladas e pressione Instalar serviços. Suporte a serviços de compartilhamento será então baixado e instalado: isso pode demorar um pouco.
   6. Selecione a aba Pastas Compartilhadas e pressione Adicionar.
   7. Selecione a localização da pasta que você quer compartilhar mudando a opção Caminho
   8. Escolha Redes Windows (SMB) na opção Compartilhar através de.
   9. Digite o nome e o comentário para a pasta compartilhada.
  10. Se você quiser que pessoas que acessarem a pasta compartilhada possam adicionar, modificar e remover arquivos na pasta, desmarque Somente leitura. Se você deixar Somente leitura marcado, as pessoas só serão capazes de ver os arquivos nessa pasta.
  11. Pressione OK para tornar a pasta compartilhada disponível. Outras pessoas na mesma rede (LAN) que você deverão agora ser capazes de acessar a pasta.

Fonte: help ubuntu.  http://www.ubuntu-br.org/

Publicado por

Daniel Morais

Comecei na área de TI há um bom tempo (1991) com aqueles cursos de MS-DOS 6.22, WordStar, Lotus123, Dbase III Plus, etc. Adorei programar em Dbase III Plus utilizando Dbf; achei fantástico quando aprendi a programar em Clipper Summer 87 e posteriormente Clipper 5.x, que era muito estável em rede utilizando Novell NetWare. Desde então sou um fanático por TI. Hoje desenvolvo aplicações para Windows, Android, OS X e Linux utilizando Lazarus (free Pascal) . Blogueiro (www.infocotidiano.com.br, www.aprendalazarus.com.br, www.startdb.info). Além dos meus Blogs tenho um canal no YouTube o www.youtube.com.br/infocotidiano onde tenho mais de 1 Milhão de visualizações com vídeos de dicas diversificadas que vão desde solucionar um erro de impressão, curso sobre banco de dados, até criar software multi-plataforma utilizando o Lazarus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *