Recuperar GRUB Ubuntu 11.x

grub Se você perdeu o gerenciador de boot, o  GRUB do Ubuntu 11 após instalar o Windows XP/Vista/7, pode ficar tranquilo, basta seguir os passos abaixo para reinstalar o gerenciador: Você vai precisar iniciar o seu computador/ notebook  utilizando o LiveCD do Ubuntu 11 ou superior. Acesse o terminal, utilize o comando: sudo su (para logar como administrador), exemplo:

$sudo su <enter>

Vamos ter que identificar em qual partição esta instalado o Ubuntu, para isso digite o comando:  

#fdisk –l <enter>

No meu computador o Ubuntu esta na partição sda5, mas pode estar em sda1..etc o exemplo abaixo vou simular que o Ubuntu esta como o meu, na partição sda5 Digite a seqüência de comandos (lembre-se de mudar onde esta “sda5” para a partição que esta instalado o seu Ubuntu.)

#mount /dev/sda5 /mnt <enter>
#mount –bind /dev /mnt/dev <enter>
#mount –bind /dev/pts /mnt/dev/pts <enter>
#mount –bind /proc /mnt/proc <enter>
#mount –bind /sys /mnt/sys <enter>
#chroot /mnt <enter>
#grub-install –recheck /dev/sda <enter>
#update-grub2 <enter>
Reinicie o PC

Prontinho, testado e realmente funciona ! Fonte: http://www.taringa.net

Publicado por

Daniel Morais

Comecei na área de TI há um bom tempo (1991) com aqueles cursos de MS-DOS 6.22, WordStar, Lotus123, Dbase III Plus, etc. Adorei programar em Dbase III Plus utilizando Dbf; achei fantástico quando aprendi a programar em Clipper Summer 87 e posteriormente Clipper 5.x, que era muito estável em rede utilizando Novell NetWare. Desde então sou um fanático por TI. Hoje desenvolvo aplicações para Windows, Android, OS X e Linux utilizando Lazarus (free Pascal) . Blogueiro (www.infocotidiano.com.br, www.aprendalazarus.com.br, www.startdb.info). Além dos meus Blogs tenho um canal no YouTube o www.youtube.com.br/infocotidiano onde tenho mais de 1 Milhão de visualizações com vídeos de dicas diversificadas que vão desde solucionar um erro de impressão, curso sobre banco de dados, até criar software multi-plataforma utilizando o Lazarus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *