Flutter para programadores Pascal

Sei o quanto é trabalhoso mudar de uma linguagem de programação por outra, mudar nossa rotina, sair da nossa zona de conforto.

Passei isso tempos atrás quando passei vários anos programando em Clipper e tive que migrar para o Delphi, depois de alguns anos para o Lazarus, uma opção opensource para quem trabalhava com o Delphi com uma licença limitada.

Pesquisei vários cursos de flutter, adorei alguns vou postar aqui no blog, mas um foi além !

Foi além porque quando aprendemos com uma pessoa que fala a nossa língua, no caso pascal, o nível de aprendizado é mais rápido.

Sim entre comparações de uses do pascal com import do flutter e assim vamos entendendo a nova estrutura para que possamos desenvolver aplicativos mobiles para Android ou iOS de uma forma bem dinâmica e com exemplos prático.

Gostei tanto que pedi para o autor, o Andre Albernaz (Dataprime) para postar em um dos meus blogs e hoje estou publicando aqui.

Inscreva-se no canal do André e não perca nenhum vídeo !

Publicado por

Daniel Morais

Comecei na área de TI há um bom tempo (1991) com aqueles cursos de MS-DOS 6.22, WordStar, Lotus123, Dbase III Plus, etc. Adorei programar em Dbase III Plus utilizando Dbf; achei fantástico quando aprendi a programar em Clipper Summer 87 e posteriormente Clipper 5.x, que era muito estável em rede utilizando Novell NetWare. Desde então sou um fanático por TI. Hoje desenvolvo aplicações para Windows, Android, OS X e Linux utilizando Lazarus (free Pascal) . Blogueiro (www.infocotidiano.com.br, www.aprendalazarus.com.br, www.startdb.info). Além dos meus Blogs tenho um canal no YouTube o www.youtube.com.br/infocotidiano onde tenho mais de 1 Milhão de visualizações com vídeos de dicas diversificadas que vão desde solucionar um erro de impressão, curso sobre banco de dados, até criar software multi-plataforma utilizando o Lazarus.

3 comentários em “Flutter para programadores Pascal”

  1. Muito bom!
    Lembremos que muitos que programam com Object Pascal fazem isso por amor a linguagem e não por alguma suposta incapacidade em aprender uma linguagem nova.Por exemplo,eu conheci Dart em 2016 e com ela fiz uma biblioteca para meu projeto: https://app.box.com/s/hxmvt4kb8f0we5tvh5i9qufc1fb4hp6y
    Preferi continuar com Object Pascal.O interpretador Dart é super lento.

  2. Sem duvidas a melhor maneira de aprender Flutter e da mao desse garoto, sempre disposto a ajudar os colegas e isso nao se encontra facil hoje em dia, orgulho de formar parte dessa turma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *